AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO GESAN

CONFIRA MAIS AÇÕES NA SEÇÃO DE FOTOS ! 

GESAN e Agroecologia
GESAN participa das atividades de encerramento do 1o Encontro Regional de Agroecologia do Sudeste (ERGA-SE), que aconteceu em Alegre, último dia 16. Professores Marcus Ferreira e Wagner Miranda estiveram presentes. A barraquinha do GESAN também marcou presença divulgando ações de SAN e Agroecologia. Parabéns ao Kapi´xawa pela organização do evento.
 








Projeto KAminhos... Em pleno vapor!


KAminhos... 2016 - Comunidade Quilombola Córrego da Angélica, Município de Conceição da Barra-ES



No dia 19 de maio de 2016, integrantes do GESAN e da Equipe-ES do Projeto UFF-Universidades-SISAN estiveram presentes na Comunidade Córrego da Angélica e contou com a participação de diferentes comunidades quilombolas. O encontro aconteceu na Associação Quilombola de Pequenos Produtores Rurais Córrego da Angélica.



Na ocasião debateu-se sobre os conflitos existentes na localidade, acesso à água, iluminação elétrica, produção de alimentos a partir da Retoma, processos de formação em SAN e DHAA.


Ao mesmo tempo, foi criado o GESAN-Mulher, núcleo que atuará no norte do estado e vinculado à Associação local dos quilombolas e será coordenado por lideranças locais. Foi um momento de troca muito importante e trará bons frutos.









KAminhos... 2016 - Comunidade Cigana, bairro Eldorado, Serra-ES



No dia 30 de abril de 2016, o Projeto KAminhos... acompanhou a Conferência Livre Cigana, realizada no Acampamento Cigano, bairro Eldorado, no município de Serra - ES.

Este evento que contou com participação da comunidade cigana, lideranças de movimentos sociais na luta pelos Direitos Humanos (CONEGRO, CONSEA-ES, GESAN, FOSAN-ES, educadores da UFES - Psicologia e Nutrição/Alegre - e alunos), gestores públicos, vereadores, vice-prefeita, deputado federais.

Todos debateram a situação das comunidades ciganas na localidade, criminalização, infraestrutura, cultura, entre outras temáticas, seguido de encaminhamentos.. No final houve o plantio de um Jatobá, árvore simbólica para o povo cigano.











Projeto KAminhos... 2015

Mais uma inciativa do GESAN. O Projeto percorrerá municípios capixabas para discutir a SAN e o DHAA na localidade a bordo de um ford KA, veículo que será utilizado para desenvolvimento do projeto.

No dia 09 de julho, o projeto visitou Iúna, contando com a presença de representantes da sociedade civil e gestão. A atividade iniciou-se às 19h e foi até às 21h:40 aproximadamente. Os representantes do GESAN que estiveram em Iúna foram Alexandre Vinco e Alcemi Barros. A atividade contou com a presença de Lorenzo, integrante mirim do GESAN.

Cerca de 25 pessoas estiveram presentes, com representações da sociedade civil e do governo. A Psicóloga Sabrina e a Nutricionista Lucimar Nunes foram as articuladoras locais para viabilização do KAminhos em Iúna, a quem agredecemos pela oportunidade.






GESAN e Movimentos Sociais: GESAN está na Coordenação Nacional do FBSSAN, e Estadual do FOSAN-ES. O grupo também fez parte do CONSEA-ES (com assento na Mesa Diretora do Conselho) e da atual gestão do COMSEA-Vila Velha.